quarta-feira, 30 de junho de 2010

O patrono da imprensa brasileira

Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça,
um brasileiro nascido em Colônia Sacramento (hoje Uruguai), na época sob domínio da Coroa portuguesa, em 13 de agosto de 1774 e falecido em Londres em 11 de setembro de 1823.
Era jornalista, maçom e diplomata.
Patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, era filho de Félix da Costa Furtado de Mendonça e Ana Josefa Pereira, natural de Sacramento. Após Sacramento ser devolvida à posse da Coroa espanhola em 1777, sua família instalou-se em Pelotas-RS, onde passou a adolescência. Fez seus primeiros estudos em Porto Alegre, concluindo-os na Universidade de Coimbra, onde se formou em Leis, Filosofia e Matemática em 1798.
Recém formado, foi enviado como diplomata aos Estados Unidos da América e ao México para conhecer a economia desses dois países e as novas técnicas industriais aplicadas pelos norteamericanos, vivendo por 2 anos na Filadélfia.
De volta ao Brasil, foi enviado a Londres em 1802, fundando nessa cidade o Correio Braziliense ou Armazém Literário em 1808, editando-o regularmente até 1823, sendo o primerio jornal brasileiro.
O Correio Braziliense, primeiro jornal fundado em Brasília-DF, tem o nome e a grafia braziliense com Z, em sua homenagem.
Fonte: Wikipédia, (parcial).
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário